← Back Published on

Fobias

Olá!

Hoje eu trago um assunto muito relevante, principalmente para aqueles que a possuem, as fobias. E também trago boas notícias, um novo modelo de tratamento utilizando óculos em realidade virtual... Mas calma, irei explicar tudo.

O que são fobias?

Fobias são caracterizadas por um medo exagerado de um objeto ou situação específica.

Pessoas com fobia podem experenciar muitas desvantagens em decorrência desse medo, além de elevar os riscos para depressão, transtornos de ansiedade e humor, abuso de substâncias e até suicídio.

Imagine uma pessoa desistir de uma oportunidade de emprego dos sonhos porque o prédio onde poderia trabalhar possui uma grande quantidade de pombos ao redor...

Isso é o que uma fobia pode ocasionar na vida de uma pessoa.

Mas então...

O que você poderia fazer para melhorar sua fobia?

De forma resumida, encarar seu medo.

Então significa que se você tem fobia de aranha ao ver uma tarântula você deveria fincar os pés no chão e esperar ela se aproximar de você?

Bem... Não.

Até porque você poderia desmaiar de pavor no processo.

Atualmente temos a Terapia de Exposição, considerada o "padrão-ouro" para tratamento de fobias.

Esse tratamento consiste em uma exposição gradual do paciente à imagens ou objetos que se assemelham ao objeto fóbico, permitindo o paciente ganhar um maior controle do seu medo de forma gradual em um ambiente controlado. E em relação a essa técnica trago boas notícias!

Em um futuro breve a Terapia de Exposição poderá ser realizada por meio de óculos de realidade virtual, no conforto da sua própria casa e com você mesmo controlando o ritmo do tratamento!

Terapia de Exposição e a Realidade Virtual

Atualmente existe uma versão moderna dessa técnica que está sendo estudada, ela se chama VRET (sigla em inglês para Terapia de Exposição em Realidade Virtual).

O VRET foi utilizado em um estudo recente para tratar participantes com fobia de falar em público, no qual foi utilizado um óculos de realidade virtual do mesmo modelo da imagem abaixo, com os próprios participantes podendo regular seu grau de exposição em um palco virtual com plateia e tudo.

Título: Óculos de realidade virtual. No centro da imagem está um óculos de realidade virtual com um smartphone da Samsung encaixado com fundo branco. Abaixo está escrito com uma fonte menor: "Samsung Gear VR"​.

Após as sessões com o tratamento, a pesquisa apontou que os participantes conseguiram transferir as habilidades aprendidas no mundo virtual para a vida real, diminuindo a ansiedade relacionada ao ato de falar em público, o que é algo bastante promissor.

Na imagem abaixo você pode conferir o que os participantes viam através do óculos:

Título: Software utilizado na pesquisa. Abaixo do título está uma imagem computadorizada de um pequeno auditório com visão em primeira pessoa e setas apontadas para algumas partes com descrições ao final da seta. No centro da  imagem há duas fileiras de cadeiras com pessoas de diversas etnias espalhadas. Na parade atrás das cadeiras há uma porta à direita e uma lâmpada posicionada à esquerda na parte superior da parede. Na parte esquerda inferior está um monitor. Na parede à direita está um painel com a foto de uma participante, acima da foto há um timer marcando zero e abaixo está o nome "Jane Doe"​. À frente da foto da participante há um púlpito com uma marcação em círculo com dois pés. As setas apontam para a lâmpada com a seguinte descrição: "A luz amarela acende 10 segundos antes do participante ir para tela do menu"​, a segunda seta aponta para a tela à esquerda inferior: "Tela que mostra o texto de apresentação"​ e a terceira aponta para a foto da participante: "Cartaz com objetivo de aumentar a exposição do participante"​.


Com esse novo modelo, o tratamento pode se tornar mais acessível, inclusive para pessoas que não conseguem mais sair de casa devido às suas fobias, as ajudando a deixarem de ser prisioneiras desses medos e assim conseguirem desfrutar de uma vida cada vez mais leve.

Referências
ONG, Triton et al. The symbiosis of virtual reality exposure therapy and telemental health: a review. Frontiers in Virtual Reality, 2022

PREMKUMAR, Preethi et al. The Effectiveness of Self-Guided Virtual-Reality Exposure Therapy for Public-Speaking Anxiety. Frontiers in Psychiatry, 2021